IgrConstrutora01 - FamíliaJMJ 25Mar2021

Iniciado como VivaJesusBr, em: 15/01/2002
Vivaldo Armelin Júnior
Nova denominação: 25/01/2021
FamíliaJMJ (Jesus, Maria e José)
Ir para o conteúdo

IgrConstrutora01

• A IGREJA CATÓLICA
Índice
(Em ordem de lançamento)
Atualmente 03 • Atualmente 02 Atualmente 01 • Cáritas 01• Benefícios 01 •
A Igreja Castólica 23 - Deus e as Ciências 01 • A Igreja Construtora 22 - Amazonas 01
A Igreja Construtora 21 - Família Sagrada 01 A Igreja Construtora 20 - Fé e Ciências 01
A Igreja Construtora 19 - Do Ano "0" ao "400". A Igreja Construtora 18 - "Idade das Trevas?" •
A Igreja Co0nstrutora 17 - Bárbaro 02 • A Igreja Construtora 16 - Bárbaros 01 •
A Igreja Construtora 15 - Fim do Império Romano 01 • A Igreja Construtora 14 - Idade das Trevas 01 •
Igreja Construtora 13 - 2ª Grande Guerra • Igreja Construtora 12 Religiosos cientistas •
Igreja Construtora 30 - Os caminhos da Virgem Maria como construtora 03
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Nov./23
É interessante que a Virgem Maria não se vangloria de sua posição e privilégios, mas sempre está nos orientando para uma vida melhor neste mundinho, uma construtora verdadeiramente, seja quando faz previsões e ou pede que rezemos o Terço, por exemplo. Em nenhuma de suas aparições ela induziu, por exemplo, à violência, à guerra, ele sempre age em favor da paz e do bem-estar do ser humano no caminho da salvação.. Amém!
Igreja Construtora 29 - Virgem Maria Construtora 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Nov./23
• Maria, Mãe de Jesus Cristo sempre foi uma construtora da Santa Igreja de Jesus Cristo, seja em vida quando acompanhava seu Filho e, também, depois de seu falecimento. Nas suas aparições a Virgem Mãe sempre está orientando os videntes sobre a Igreja fundada por Jesus Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana, seja com orientações doutrinárias e religiosas, ainda, até mesmo fazendo crítica aos integrantes da Santa Igreja sejam leigos/leigas, bem como, religiosos/religiosas, como fez em Garabandal, na Espanha. Estas orientações visam conduzir os integrantes da Santa Igreja ao acerto, afinal, ela é o Corpo Místico de Jesus Cristo. Amém!
Igreja Construtora 28 - Virgem Maria Construtora 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Nov./23
• Apesar da perseguição por parte de muitos seres humanos, a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e esposa de Deus, sempre está atuando em favor da Santa Igreja Católica construtora e que foi instituída e criada por seu Sagrado Filho Jesus Cristo. Em suas aparições a Mãe de Deus nos leva a uma Igreja que não é só coletora, é sim mais caridosa e voltada ao atendimento das comunidades mais carentes, necessitadas, enfermas etc. Eia demonstra isso em seus alertas, previsões e orientações, ou seja, Ela constrói a Igreja de seu Sagrado Filho, Nosso Senhor.. Amém!
Igreja Construtora 27 - Atualmente 03
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./23
• A Santa Igreja possui uma série de Sacerdotes e outros religiosos e religiosas que tem um trabalho comunitário de destaque e de suma importância para a formação de uma sociedade, o Pe. Júlio Lancellotti é um exemplo incansável na ajuda a pessoas que moram nas ruas desta cidade. Não faz distinção entre homens, mulheres, da cor e até da sexualidade. SEu trabalho é, como de costume, perseguido e até incompreendido, mas parece que essa perseguição é um estímulo para seu trabalho. Ele fornece, com sua equipe, alimentos e locais para alimentação, roupas, agasalhos, cobertas e cobertores, tudo diariamente. Para esse traqbalho recebe doações, pois não é barato. Aquela ou aquele que faz doação, mesmo não estando presente durante as ações, está contribuindo e participando deste belíssimo trabalho. Essas ações fazem parte da Igreja Construtora e humanitária. Amém!
Igreja Construtora 26 - Atualmente 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./23
• A Igreja Católica possui diversas entidades assistenciais e estas estão presentes nas regiões e áreas de conflito, o mais interessante é que abandonam suas residências, conventos, seminários só em último caso, mas se for necessário continuam mesmo colocando as suas vidas em perigo. Estes religiosos e estas religiosas, se necessário, até abrigam refugiados, feridos, abandonados... Em muitos casos criam um espaço para tratamento e cura de ferimentos, comum em regiões e áreas de conflito e guerra. O pior, muitas vezes são perseguidos e até martirizados. Tudo que fazem é mantido pela Santa Igreja Católica, sem custo para as pessoas amparadas. Essa ação ocorre com grande intensidade em pleno século XXI, pois, infelizmente, existem muitas regiões em guerra e ou conflito. Em muitas situações esse reçligiosos, religiosas e voluntários/voluntárias se preocupam muito com as principais vítimas, as crianças. Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo nos ajudem a acabar com as guerras e conflitos. Amém!
Igreja Construtora 25 - Atualmente 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./23
• Quem pensa que a Santa Igreja foi construtora apenas no passado está redondamente enganado, hoje, século XXI, as ações construtora são visíveis e contínuas, seja no atendimento a seres humanos em catástrofes, guerras, pelo abandono, pobreza, entre outras situações. A Igreja, por meio de seus integrantes, como, Cáritas, a Igreja que Sofre, dos Franciscanos, dos Redentoristas, ou ainda, de iniciativas semelhantes às do Pe. Júlio Lancelotti em favor dos seres humanos desprotegidos e abandonados nas ruas da cidade de São Paulo.
• A Santa Igreja nunca deixou de construir uma sociedade mais justa e igualitária, sem exploração, perseguição, preconceito, racismo etc. A Igreja só faz o bem e todas as ações são voltadas ao amor a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Amém!
Igreja Construtora 25 - Cáritass 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./23
• A Cáritas Internacional está presente nos cinco continentes prestando diversos serviços, socorro e ajuda diante de tragedias, catástrofes naturais ou não, situações de emergência, entre outros danos aos seres humano e à vida. No Brasil, a Cáritas, desenvolve atividades e ações internas e externas, com socorro, material, apoio, reconstrução, desastres... Ela vive de Doação e pertence à Santa Igreja Católica, sua sede é em Roma, sempre trabalhando por um mundo melhor, justo e solidário! Amém!
Igreja Construtora 24 - Benefícios 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Out./22
• Com o declínio do Império Romano e sua queda em 476 d.C. a Europa passou por transformações, pois o grande poder político, militar e econômico da época ruiu. Muitos problemas surgiram, muitos quebraram financeiramente falando, ricos ficaram pobres do dia para a noite. A Santa Igreja e4nfrentou com solidariedade, caridade e amparando a muitos.
• Já no século VIII o mesmo ocorreu com a invasão bárbara, muitos dos invasores foram convertidos ao cristianismo por religiosos e religiosas, mas esta ação não foi simples, muito ao contrário, muitos religiosos foram vítimas de martírio. Nessa época, Carlos Magno (746 – 814), governava a França e anexou vários territórios se tornando uma potência europeia, também, com o apoio da Igreja incentivou a educação, os estúdios históricos e culturais, as Artes. Seu reinado ocorreu entre 768 e 814, quando faleceu. Por sua vontade os bispos foram orientados a construir escolas ao redor de suas catedrais. A Igreja foi além e promoveu ao povo a oportunidade de estudos voltados às artes, arquitetura, mas também à cópias de livros, inclusive das Sagradas Escrituras, lembrando que na época, séc. VIII e XIX, ainda não havia sido inventada a tipografia, isso só ocorreu no séc. XV, com Gutemberg. Sem a Igreja, Carlos Magno teria dificuldade nos seus objetivos. Amém!
Igreja Construtora 23 - Deus e as Ciências 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Set./22
• As conquistas humanas, como já descrevi em outras matérias e estudos, sempre respeitou e deu importância aos estudos científicos, um dos melhores exemplos são as Universidades, as primeiras Universidades foram criadas, fundadas e mantidas pela Santa Igreja, na longínqua Idade Média, portanto Deus e as ciências não são antagonistas e nem mesmo são combatidas pela Santa Igreja. Um bom exemplo é que no interior do Vaticano há um observatório estelar.
• Até os nossos dias a Santa Igreja mantem Universidades, como, a PUC (Pontifício Universidade Católica), Universidade Franciscana, entre outras. Então, faça uma análise bem séria e responsável, se a Igreja perseguisse as ciências e os/as cientistas, por que Ela manteria uma Universidade? Vale lembrar que uma universidade é um espaço de estudo, mas também de pesquisa.
• No entanto, é preciso entender, que os opositores à Santa Igreja de Jesus Cristo, querem a sua destruição, tudo porque Ela valoriza a família e a união, não aceita a violência, a exploração, a desinformação. Amém!
Igreja Construtora 22 - Amazonas 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./22
• É importante destacar que a Santa Igreja continua com suas ações construtoras e não é apenas na Europa, mas também nas Américas, em destaque a região amazônica e não apenas no Brasil, também no Peru, Bolívia, Equador, Colômbia etc. No Brasil existem vários grupos religiosos e de leigos católicos que adentram a região da floresta amazônica pelos rios da região com ações que envolvem a saúde corporal e espiritual, com soluções em várias áreas, como: agrícola, pesqueira, de criação, educação, além de orientar quanto a higiene, os aspectos sanitários, ecológicos...
• Estas ações da Santa Igreja não visam lucro, mas tem como função a assistência social e em muitas situações esses grupos agem mais rápido do que os governantes, com maior eficiência e qualidade em relação aos resultados. Mais uma vez a Santa Igreja se faz presente no processo de construção de uma sociedade mais humana, com qualidade de vida, em auxílio e socorro aos mais necessitados e humildes, enfermos, durante pandemias, catástrofes, acidentes naturais ou provocados pelos seres humanos. Repito, sem visar uma receita material ou financeira, sem cobrança e lucro. Há na realidade apenas despesa, que na realidade não é uma despesa, mas um investimento social. Amém!
Igreja Construtora 21 - Família Sagrada 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./22
• A Família Sagrada ou Sagrada Família passou durante a sua existência aqui no nosso planeta muitas situações perturbadoras, de medo, tensão, agonia, paixão, caridade, alegria e tristeza, porém, em nenhum momento perderam a fé em Deus Pai. Os membros desta família não escaparam da crueldade de alguns seres humanos, mas sempre os enfrentaram com seriedade, vontade e confiança na providência Divina. Sempre disseram sim e atenderam a todas as orientações vindas do Céu. Com sua fé e amor a Deus iniciou a reconstrução da sociedade, por isso pode-se afirmar que são parte da Santa Igreja construtora! Amém!
Igreja Construtora 20 - Fé e Ciências 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./22
• A fé e as ciências andam lado a lado, uma não inviabiliza a outra, o conhecimento e as possibilidades evolutivas do ser humano foi dado por Deus, essa capacidade e potencialidade está associada à fé e às ciências. A Igreja nunca perseguiu ou impediu a evolução no campo dos conhecimentos, uma prova disso é que foi ela quem criou as primeiras Universidades, muitos religiosos e religiosas pesquisaram e descobriram novas possibilidades no que se refere a agricultura, pecuária, veterinária, na astronomia (não confundir com astrologia), no campo da medicina, um grande exemplo, é São Moscati, um médico, leigo, que tinha muita fé e adorava a Deus, grande devoto de Nossa Senhora. Ele trouxe novos conhecimentos e formas de atendimento aos doentes, acidentados, carentes e necessitados, era Dr, professor, bioquímico e sanitarista. Soube tratar um surto de peste e elevar o nível de conhecimento sanitário em sua época (Itália, 1880 – Itália, 1927), quando tinha apenas 47 anos de idade. Em nenhum momento a Santa Igreja o perseguiu, muito ao contrário, sempre o apoiou.
• Um dos alicerces da Santa Igreja sempre foi o conhecimento, seguindo lado a lado o religioso e o científico, histórico, social etc. Para a Santa Igreja há uma sintonia rica e bem-vista entre a fé e as ciências. Muitos religiosos e religiosas são PHD, pesquisadores, paleontólogos, arqueólogos, médicos, biólogos...
• A fé deve e sempre esteve ao lado das ciências, veja a Santa Bartira, uma pessoa negra e analfabeta que se tornou religiosa e sempre amparou os necessitados, inclusive com um trabalho esplendoroso na época da peste que assolou a Europa em sua época. Amém!
Igreja Construtora 19 - Do Ano "0" ao "400".
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./22
• Falar que a Santa Igreja destruiu a sociedade, impediu sua evolução, não tem conhecimento histórico, mas sim informações deturpadas e até inverídicas. Com o nascimento Jesus surge a pedra fundamental da Santa Igreja Católica, mas lembrando que Jesus Cristo, bem como a Santa Maria e São José eram integrantes e fiéis da igreja judaica, portanto sua Bíblia era o Torá.
• Um período de grande perseguição, seja em Israel/Palestina, bem como nos outros países do Ocidente ou do Oriente. Apesar desta perseguição ser rotineira e contínua, os cristãos dão início às ações de caridade e socorro ao povo, fossem eles convertidos, batizados ou ateus. Nessa época era comum o amparo, pelos cristãos, aos menos favorecidos, seja dando alimento e até amparando-os com moradia, socorro médico, entre tantas outras ações, todas amparadas e coordenadas pelos dons do Espírito Santo de Deus. Por exemplo, era a caso do Apóstolo são Lucas que era médico entre outras profissões.
• Como dissemos, um período complicado, mas também de grandes conversões, sejam por parte dos pobres e menos favorecidos, bem como os ricos, nobres e reis. É o caso da conversão do imperador Constantino, que no ano 313 assinou o Edito de Milão, acabando com a perseguição aos cristãos.
• Nesta época surgem também uma grande quantidade de heresias, condição que levou a realização dos Concílios de Niceia, no ano 325, quando foi rejeitado o arianismo, de Ário, que dizia Jesus não ser divino. Em 381 ocorreu o Concílio de Constantinopla I, nele foi condenada a heresia macedonista, de Macedônio, afirmando que o Espírito Santo não era Deus. As decisões foram tomadas com o amparo do Espírito Santo, tudo para confirmar a Santíssima Trindade Una. Amém!
Igreja Construtora 18 - Idade das Trevas?
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Set./21
• Infelizmente muitos estudiosos desinformados ou até mal-intencionados atribuem à Igreja a culpa pelo que eles chamam de "Idade das Trevas", um período de muita turbulência na Europa, mas que na verdade, se não fosse a Santa Igreja, o mundo ocidental não seria o que é hoje.
• O retrocesso ocorreu por causa da invasão bárbara, as pandemias, guerras, entre outras situações que não foram criadas pela Santa Igreja, muito pelo contrário, foi ele que lutou em favor do povo de Deus, ateus e até dos invasores. A chamada Idade das Trevas, segundo os estudiosos que deturpam a história da época foi a pior de todos os tempos, mas sempre ocultaram que na mesma época surgiram as primeiras universidades, todas criadas pela Santa Igreja, uma universidade que proporcionava a pesquisa em todas as áreas do conhecimento, da saúde, economia, da sociedade, história, agricultura, pecuária, entre tantas outras áreas.
• Era muito comum o auxílio de religiosos aos agricultores na busca do aprimoramento desde o preparo da terra até a colheita. Retomando, as "trevas" não foram provocadas pela Santa Igreja, mas sim por pessoas que queriam dominar o mundo, tudo pela riqueza e poder. A Igreja, sem nenhuma arma venceu convertendo até o invasor. Amém!
Igreja Construtora 17 - Bárbaros 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./21
• Durante os séculos V, VI, VII, VIII e IX, com a invasão dos bárbaros, a Europa ficou arrasada e é nesta época que há uma grande ação por parte dos integrantes da Santa Igreja Católica, seja durante o reinado de Clovis e Carlos Magno. Muitas escolas, casas de atendimento aos pobres, desvalidos, menores em situação de abandono, entre outros necessitados. Era comum a abertura de escolas ao lado de uma igreja ou nas casas de familiares dos religiosos ou das religiosas. Nela ensinavam não apenas a escrita e a leitura, mas preparavam as pessoas para a vida. Caso a igreja, por meio de seus integrantes não tivessem agido a Europa não seria o que é, ou melhor, o mundo não seria o que é.
• Historicamente é possível entender por que da perseguição, a Igreja sempre orientou em favor da família, da união, da não exploração, um problema para aqueles que desejavam e desejam a dominação e o controle pelo poder, a riqueza. Com as escolas, que não atendiam a todos, mas a uma parcela da sociedade. Uma condição que leva a algumas pessoas desinformadas a dizer que a Igreja selecionava que poderia frequentá-la. Na verdade, eram apenas uma parcela atendida porque estamos descrevendo uma época em que a sociedade era regida por outras regras sociais, culturais e econômicas, como disse no início do texto estou falando sobre os séculos V a IX, em outras palavras, entre os anos de 401 e 800. Foram vários os reis neste período, destacamos dois, o primeiro, Clóvis, porque foi convertido por sua esposa, pois não tinha a fé em Deus. O segundo Carlos Magno, que apoiou as ações da Igreja em favor da sociedade. Amém!
Igreja Construtora 16 - Bárbaros 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./21
• Povo germânico que invadiu muitos países europeus, e, com Roma, não foi diferente.  Um povo que era nômade e rural, mas preparados para a guerra. Eram violentos com os povos dominados, matavam sem pensar, também vingativos e saqueadores, porém, não eram as únicas preocupações da Santa Igreja, porque diante daquela destruição promovidas pelos bárbaros, tinham os hereges. A orientação da Santa Igreja foi a de evangelizar os invasores.
 
• Os bispos tiveram muito trabalho, foram agredidos e até mortos, bem como os demais religiosos e religiosas. A perseguição não sessava, porém, o trabalho dedicado dos religiosos fez com que o povo bárbaro fosse dominado pela fé, ou seja, uma batalha sem nenhuma arma. Mais uma vez a Igreja colabora com a reconstrução do ocidente. Amém!
Igreja Construtora 15 - Fim do Império Romano 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mai./21
• Com o fim do Império Romano e Europa ficou de pernas para o ar, era um verdadeiro caos, os bárbaros abusavam, destruíam e matavam, mas uma força não militar entrou em ação e amparou o povo escravizado, eram bispos, padres, outros religiosos e religiosas, com a ajuda de leigos e leigas, com muita dedicação reestabeleceram a organização social da região. O mais interessante é que muitos bárbaros acabaram sendo convertidos por esses religiosos e religiosas. Ampararam os feridos de ambos os lados, sem nenhuma arma humana, mas sim com a "arma" do amor a Deus, consequentemente a todo ser humano.
• Deram o que comer aos necessitados dos dois lados. As famílias eram amparadas e protegidas, muitas foram escondidas nos primeiros momentos.
• Quem fala que esta era uma época de perseguição e ignorância dos que faziam parte da Santa Igreja não teve informações reais, foi iludido por inverdades e muitas vezes por pessoas mau intencionadas com o objetivo de perseguir e destruir a Igreja de Jesus Cristo. Amém!
Igreja Construtora 14 - Idade das Trevas
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./21
• Os caluniadores e perseguidores da Santa Igreja afirmam que a Idade Média até o Renascimento foi um período que denominam "Idade das Trevas", este período vai aproximadamente do séc. IV ou V até o séc. XV ou XVI. Dizem que foi o período em que a Igreja cometeu as maiores atrocidades contra a população, mas na verdade esse período é marcado por ações da Santa Igreja em favor do povo ocidental, foi com as invasões dos muçulmanos, com as pestes, guerras... Em todas estas ocorrências a Santa Igreja socorria os fragilizados e entrava em ambientes com pessoas doentes com a peste, ou seja, os religiosos e religiosas no intuito de salvar vidas colocavam a sua vida em risco e com certeza muitos morreram infectados.
• Mas não só os religiosos e religiosas se expuseram, leigos e leigas cristãs com melhor situação financeira cediam espaços para atender os doentes, feridos e abandonados. Alguns casos registrados de pessoas, leigas, que abriram as portas de suas casas em favor do próximo.
• Foram os religiosos e religiosas os responsáveis pelo socorro de muitas pessoas quando da invasão bárbara e, também, converteram muitos guerreiros para a fé cristã. Destaco que sem a Igreja o mundo ocidental estaria em outra situação na atualidade. Sem falar nas Universidades que fundou. Amém!
Igreja Construtora 13 - 2ª Grande Guerra
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./21
• Vamos falar sobre as ações da Santa Igreja durante a 2ª Grande Guerra mundial, que ocorreu bem próximo ao nosso tempo. Para isso é preciso entender que a Igreja sempre defendeu seus filhos, mesmo que tenha de exercer atividades às escondidas do inimigo, no caso Hitler, não nos referimos ao povo alemão, primeiro porque muitos eram cristãos e não concordavam com o líder nazista.
 
• Muitas foram as ações e perseguições vividas por religiosos e leigos que assumidamente agiam em favor dos mais fracos. Muitos religiosos e religiosas alemães foram presos e mortos, o mesmo em países que foram invadidos. Na Polônia, na França, na Itália, na Holanda etc. Muitos destes religiosos/religiosas foram beatificados/as e alguns foram canonizados/as.
 
• O Vaticano foi um local de refúgio para muitos perseguidos, fossem ou não militares, secretamente davam alojamento, alimentação, roupas, tratavam a saúde, entre outras ações. O Santo Sepulcro, por exemplo, recebeu perseguidos/as.
 
• Até filme foi produzido falando da ação da Igreja, como o filme "O Escarlate e o Negro", uma produção baseada em fatos reais e que abordaremos com mais detalhes em outro texto. O Papa Pio XII, vivenciou toda essa situação, pois foi até acusado de ser favorável à Hitler, na realidade não se opôs às ações de religiosos que trabalhavam no Vaticano, incentivando-as. Amém!
Igreja Construtora 12 Religiosos cientistas
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./21
— Aqui nove religiosos e mais um leigo que fazia parte da Companhia de Jesus, que foram grandes pesquisadores e cientistas, mostrando quão importante são para as ciências e a construção da sociedade em todas as épocas. Vou publicar em outra data mais dez religiosos ou leigos católicos que construíram ou constroem nossa sociedade, ouseja, a Igreja Católica Apostólica Romana é sim a construtora de nossa sociedade. Vejam:
  1. • Francesco Cetti (Jesuíta, 1726 - 1778) - Matemático e zoólogo.
  2. • François d'Aguilon (Jesuíta belga, 1567 - 1677) - Matemático, físico e arquiteto.
  3. • Georges Lemaître (Sacerdote, 1894 - 1966) - Pai da Teoria  do Big Bang.
  4. • Gregor Mendel (Agostiniano, 1822 - 1884) - Monge considerado pai da genética.
  5. • Guy Consolmagno (Jesuíta, 1952 - __ ) - Pesquizador e cintista planetário, também astrônomo.
  6. • Honoré Fabri (Jesuíta, 1607 - 1688) - Físico e matemático.
  7. • Joseph Maréchal (Jesuíta, Psicólogo e filósofo.
  8. • Juan Ignacio Molina (Jesuíta, 1740 - 1829) - Botânico, geógrafo, historiador, naturalista e ornitologista.
  9. • Mario Bettinus (Jesuíta, 1582 - 1657) - Matemático, astrônomo e filósofo. Foi homenageado com a denominação de uma cratera lunar a "Bettinus".
  10. • Nicolò Arrighetti (membro da Companhia de Jesus, 1709 - 1767) - Foi um excelente pesquisador e escreveu tratados sobre a luz, , eletricidade e calor.


Igreja Construtora 10 Assitencial
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./21
• Muitos não entendem o papel importantíssimo desempenhado pela Santa Igreja Católica durante sua construção e na Idade Média, muitas pragas foram enfrentadas graças à ação de religiosos e religiosa em levar ajuda aos mais necessitados. É essa mesma Igreja que amparou muitos abandonados, desvalidos, mães solteiras, viúvas, escravos, doentes e aleijados. Seres humanos que eram desprezados pela sociedade e que encontravam amparo na Igreja.
• Muitos frades, irmãs, padres, madres, bispos, foram responsáveis por fundar hospitais, asilos, creches, lares assistenciais e até distribuir refeições para os necessitados.
• É óbvio que estas ações sempre incomodaram muitas pessoas, principalmente as ricas, pois com as ações da Igreja interferiam na exploração e dominação. Voltando um pouco mais na história universal, foi a Igreja a maior opositora das lutas por gladiadores, dos espetáculos onde seres humanos era oferecidos a animais famintos.
• Muitos se iludem com informações erradas e inverídicas porque não sabem a verdadeira história. É óbvio que a Santa Igreja tem em seus membros pessoas que se desviaram, isso até os nossos dias, mas nunca foi omitido esses erros por parte de seus membros. O problema é que muita gente só olha este lado para condená-la, esquece-se de que muitos religiosos, religiosas, missionários (leigos ou religiosos) realizam um trabalho sério e que auxiliam muita gente. Amém!
Igreja Construtora 10 Assitencial
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./21
• A Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja de Jesus Cristo, fundada por Ele e entregue a São Pedro, o primeiro Papa. Essa Igreja seguiu desde o princípio os ensinamentos de Jesus e uma das ações que realiza até os nossos dias é a assistencial. Vemos exemplos bem consistentes, a Fazenda da Esperança, que já se espalhou pelo mundo, Bethânia, fundada pelo finado Padre Léo, o Hospital da Irmã Dulce, todos no Brasil, mas também, a Cáritas, que atua no mundo todo e até em áreas de guerra, as Irmãzinhas da Caridade, fundada pela então Madre Teresa de Calcutá, hoje Santa.
 
• Essa assistência ocorre em todas as igrejas por este mundo, algumas chegam, por exemplo, a manter uma pequena farmácia para atender aos doentes que não conseguem comprar determinados remédios, também hospitais, asilos, casa das crianças, entre tantas outras ações humanitárias. Tem muita gente que ataca a Igreja, mas não tem o mínimo trabalho de ver o que ela faz e fez pela população no mundo inteiro, seja em período de paz, de guerra, catástrofe natural... Isso ocorre porque essas pessoas tem interesses próprios e até econômicos. Amém!
Igreja Construtora 09
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Ago./20
• O nosso planeta vive de catástrofes naturais, mas infelizmente o ser humano é responsável por outras, como a que aconteceu em Beirute neste mês de agosto/20, mas o que a Igreja tem com isso? Tudo, a nossa Igreja Católica, a Igreja do Filho de Deus, Nosso Senhor e Pai, Jesus Cristo, é construtora da sociedade. Em vários momentos religiosos e leigos cristão estão envolvidos em prestar socorro, amparar, cuidar, prestar serviços sanitários, hospitalares, entre tantas outras ações.
 
• Religiosos e leigos, homens e mulheres, se entregam de corpo e alma e muitos vem a falecer, é o caso do Covid19, muitos padres durante sua ajuda se contaminaram e vieram a falecer, só na Itália mais de 100.
 
• Uma Igreja que não abandona seu povo, esteve presente após tsunamis, terremotos, no acidente nuclear pós tsunami no Japão, durante as pandemias, como é o caso da Covid19, amparando os refugiados, mas não para ai, até mesmo financeiramente a Igreja socorre os menos favorecidos, porém, esse tipo de notícia a grande imprensa omite, foi assim com a invasão dos bárbaros na Europa, depois dos muçulmanos, a peste negra, durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, vejam, que é uma ação contínua e ainda tem gente que difama a Santa Igreja. Informe-se mais, tem bons autores que poderão te ajudar, como: Prof. Felipe Aquino, Pe. Paulo Ricardo, Márcio Mendes, entre tantos outros. É vasto o número de Editoras Católicas, como: a Paulus, Canção Nova, Ave Maria, Loyola, Paulinas, Petrus e muito mais. Repito, leia e descubra a sua Igreja.
Igreja Construtora 08
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./20
• A muito tempo os livros de História omitem informações dos feitos por religioso e quando o fazem, citando o nome, não o identificam como sendo um religioso. Então, na sala de aula, o aluno e a aluna, terão informações incompletas, isso vale, nos nossos dias para a internet, ou melhor, sites como Wikipedia são abertos para as pessoas inserirem informações e percebi que também ocorre essa omissão, e o pior, quando alguém informa sobre os feitos de um religioso, vem uma pessoa e altera a informação e elimina tudo que se refere aos religiosos católicos. Vale destacar que o site Wikipedia não é o responsável por essas informações e não há como eles corrigirem, porque a proposta é a construção de informações de maneira aberta.
 
• Os religiosos foram responsáveis pela educação de muito pobres já nos anos 500 d.C. Os monges foram importantíssimos motivadores para a formação do povo, muitas vezes perseguidos, pois os senhores feudais não desejavam um povo leitor e com conhecimento. Nesse contexto foram responsáveis pela abertura de centro de pesquisa, quando eles próprios eram os pesquisadores.
 
• São Bento é um exemplo de renovação e formação, pois os monges que faziam parte de seus mosteiros pesquisavam e buscavam soluções para melhorar a agricultura, a criação de gado, aves, carneiros e porcos, por exemplo. Não havia nenhuma proibição e impedimento para essas pesquisas, e o mais interessante, estes monges levavam seus conhecimentos para o povo, não guardavam para si o conhecimento.
Igreja Construtora 07
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./20
• A maior prova de que a Igreja, na realidade, proporcionou o crescimento social e científico, vale destacar quer muitos padres eram envolvidos com a pesquisa e elaboração de teorias. Nicolau Steno, tido como pai da geologia, por exemplo, é óbvio que existem muitos outros religiosos e religiosas envolvidos na evolução humana. A Igreja foi uma das primeiras instituições a investir na pesquisa da lua, o satélite do planeta Terra, o exemplo é um dos melhores, muitas das crateras receberam o nome destes pesquisadores religiosos jesuítas, são cinquenta crateras, por exemplo: Bettinus (1582 – 1657), Billy  (1602 – 1679), Blancanus (1556 – 1624), Boscovich (1711 – 1787), entre outras quarenta e seis crateras. Citei quatro dos séculos XVI, XVII e XVIII, para mostrar que estes foram os religiosos de destaque desde a renascença até próximo da denominada Revolução Industrial, sem falar dos padres, jesuítas ou de outras ordens que pesquisaram a lua bem antes da renascença. O investimento foi muito grande, tudo para pesquisar a lua e a astronomia, todo vindo da Santa Igreja.
• Muitas religiosas também se destacaram no cuidado da saúde e da fome, criando e coordenando instituições de amparo a crianças abandonadas, órfãs, mães solteiras, idosos, desvalidos e miseráveis. Dirigiram muitos hospitais e atenderam muitas pessoas com doenças incuráveis e contagiosas. Santa Bakhita é um exemplo. Pense nisso! Amém!
Igreja Construtora 06
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mai./20
• Para os que perseguem a Santa Igreja, mesmo se denominando Igrejas cristãs, a perseguição é grande, pois não aceitam o que Jesus Cristo nos ensinou. A Igreja de Jesus Cristo tem nos Sacramentos e nos sacramentais o prêmio pela fé. Muitos não creem no que não podem ver, mas muitos são mesmo interesseiros e que desejam apenas seu benefício. A Igreja venera e honra o Sagrado Coração de Jesus. Para os que perseguem isso é pura fantasia.
• Quando a Igreja enaltece o papel de Jesus Cristo está principalmente enaltecendo à Santíssima Trindade, que não é reconhecido por muitos. Os que a perseguem procuram deturpar informações, por exemplo, já ouvi que Iemanjá é Nossa Senhora. Um absurdo. Deus, para a Igreja de Jesus Cristo, é o Pai, o Criador e o Soberano. Quem se volta apenas para o material, está na verdade renegando a Santíssima Trindade, pois não respeita ao próximo, seu irmão e irmã. Essas pessoas não desejam o bem, apenas no que ela será beneficiada. É o caso daqueles que defendem o armamento como solução para reduzir a violência, muitos desses se intitulam cristãos.
• É interessante que a Igreja nunca escondeu seus erros, mesmo assim é difamada e caluniada. Oremos pela nossa fé, que Jesus, na Santíssima Trindade, nos oriente para que possamos levar seu amor a todos os irmãos e irmãs, principalmente os mais necessitados.
• Na verdade, a Santa Igreja leva ao povo de Deus o progresso sem diferenciar o ser humano por sua sabedoria, riqueza, classificação social, entre tantas outras condições. A Igreja busca a paz, o conhecimento, prova desta ação é que as primeiras Universidades do Mundo foram fundadas pela Santa Igreja. Por muito tempo a maioria dos hospitais, casas da criança, asilos, eram administrados por religiosos, ou melhor, ainda os são em países e comunidades desprotegidas pela sociedade. A Igreja busca a conversão e não o domínio pela desinformação, essa ação é característica daqueles e daquelas que a perseguem. Pense nisso! Amém! Amém! Amém!
Igreja Construtora 05
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mai./20
• A difamação contra a Igreja de Jesus vem sendo realizada por pessoas que, vendo sua dedicação aos seus filhos mais pobres, ao progresso, à ciência, por essa razão, há propositadamente a divulgação de mentiras sobre a Santa Igreja de Jesus Cristo, uma delas é a afirmação de que a Idade Média foi um período de ignorância, de manipulação e repressão intelectual por parte da Igreja. Ocorreu que muitos religiosos, com suas pesquisas em mosteiros ou apoiando o trabalho da população levou à evolução, seja na agricultura, saúde, pecuária, pastoreio etc. Essa ideia é comum até os nossos dias, o problema é que não se procura uma explicação mais plausível e verdadeira.
• Um exemplo bem forte sobre o trabalho dos religiosos da época está na agricultura, quando produziam nos mosteiros alimentos necessários para a manutenção do mosteiro e quando haviam descobertas a população à sua volta era beneficiada. As suas pesquisas lavavam a uma produção maior e de melhor qualidade, por exemplo, com a seleção de sementes, seu armazenamento e replantio. Muitos na Europa, na época eram analfabetos e trabalhavam sem nenhum direito, portanto eram explorados, a Igreja, com seus religiosos, acompanhava o povo. Muitos disparariam uma pergunta a partir destas informações, quer dizer que todo religioso era santo? Não, a Igreja tem seus quadros seres humanos, muitos erraram e feio, o interessante é que a Igreja nunca escondeu o erro de seus filhos, outra questão é a visão do que é a Igreja de Jesus, a única fundada por Ele, a Igreja é o Corpo Místico de Jesus, não é uma instituição ou simplesmente um conjunto de edificações, mas um ideal espiritual lançado por Ele quando viveu entre nós.
• As edificações e objetos sacramentais são apenas um símbolo, importantes? Sim! Sagrados? Sim! Mas com o tempo se vão, a Igreja, não!
Igreja Construtora 04
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./20
• A Santa Igreja soube aprender com os povos antigos e não cometer os mesmos erros, foram anos de aprendizados, estudos e pesquisa, isso tudo nos primórdios. Então afirmar que a Igreja está contra as ciências é uma mentira e inverdade. Desde antes da Idade Média a Igreja soube aprender com seus acertos e, também, erros, ou seja, acertos e erros de seus integrantes, seres humanos.
• Há muita deturpação, por exemplo, na história da vida de Joana D’Arc, principalmente durante seu julgamento, não foi a Igreja que errou, mas sim um bispo que tinha interesses pessoais, uma prova é que ela foi elevada à condição de Santa quando o Papa percebeu o erro que seu bispo havia cometido.
• A Igreja não é do Papa, mas sim da Santíssima Trindade e foi fundada por Jesus Cristo, este, como todos nós, está de passagem. Portanto, posso afirmar que a Igreja nunca errou, mas sim seus integrantes, pois são humanos. No entanto, são esses mesmos integrantes que garantiram a sobrevivência de muitas famílias durante as perseguições e invasões que sofreu a Europa, antes e durante a Idade Média. Quem garante isso? Historiadores e pesquisadores que estão descobrindo o verdadeiro papel da Santa Igreja na história da humanidade.
Igreja Construtora 03
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./20
• Iniciando por uma indicação bibliográfica, o Livro: "Como A Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental", do Dr. Thomas E. Wood, Jr, editado no Brasil pela Editora Quadrante e está em sua 1ª edição.
• Existem muitas pessoas neste mundo que não tiveram a preocupação de pesquisar a verdade sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, preferiram sim, dar ouvidos a perseguidores que sem fundamento fazem acusações, difamam e geram incerteza naquele ou naquela que tem pouca fé ou é iludida. Como já dissemos, as ações de religiosos levaram e levam o mundo para o progresso, a Igreja nunca impediu a ciências, a ponto de o Vaticano possuir um telescópio para observação celestial. Isso é pesquisa. Também ser responsável pelas maiores Universidades do Mundo, novamente pergunto, será que quem é responsável por Universidades quer o atraso do conhecimento.
• Esses perseguidores levam à ignorância, vida mundana, ao pecado, à intolerância e até a ignorância. Nesses dois mil anos de Igreja Católica, pessoas que a compõem, cometeram pecado, mesmo aqueles e aquelas que fizeram seus votos, mas não são escondidos pela Igreja, é público o erro de seus integrantes. Outra área que houve a participação da Igreja para o bem do povo da terra são os hospitais, os asilos, creches, casas da criança e até nos direitos internacionais.
• Não podemos dar ouvidos a ninguém que deseja, sem provas verdadeiras, age para difamar, mentir e levantar falsos testemunhos. A consciência é a chave para o saber da verdade, as Escrituras Sagradas até preveem os tempos de turbulência e perseguição. Amém!
Igreja Construtora 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./20
• A Igreja de Jesus Cristo é perseguida desde que Cristo veio ao mundo, porque ela é a ruptura entre o bem e o mal, é o caminho para a vida eterna, portanto para a paz, mas infelizmente, por interesses mesquinhos, mentirosos e egoístas, muitos difamam, ridicularizam e até satirizam a Igreja de Jesus Cristo. Essa ação vale para Igrejas cristãs fundadas por seres humanos, após a ruptura, que muitas vezes lançam ofensas e agressões injustas contra a Igreja e à Escritura que eles também usam e seguem.
• Nessas matérias quero mostrar quanto há de inverdade e difamação por parte de pessoas que visam a destruição da Igreja de Jesus Cristo por interesses próprios, comerciais e materiais. A Igreja não apenas realizou seu trabalho voltado para a fé, mas também para a história, ciências, geografia, física, matemática e pela sociedade, não apenas em uma região, mas pelo mundo todo com os Apóstolos, jesuítas, franciscanos, ou entidades ou instituições como a Cáritas, A Igreja que Sofre (AIS), a Fazenda da Esperança, entre tantas outras.
• O mais importante é entender qual era o modo de vida de cada fato ocorrido, como era constituída a sociedade, o poder público, ou seja, o modo de vida, de cada época.
Igreja Construtora 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Fev./20
• Foi iniciado neste dia 28 de fevereiro de 2020 uma nova página, denominada: "A Igreja Construtora". Uma grande oportunidade para defender sua Igreja de ataques mentirosos e difamatórios, principalmente no que se refere às ciências.
• São muitos os autores, muitos não católicos que relatam as verdadeiras ações da Santa Igreja desde seu início e desmontam mentiras e difamações. Esta página será escrita baseada em documentos da Santa Igreja, de autores leigos e religiosos.
• A Igreja por toda sua existência vem construindo a sociedade ocidental em todas as áreas do conhecimento humano, mas para uma análise mais precisa e verdadeira é preciso entender como era a sociedade no princípio da Santa Igreja, durante as perseguições por imperadores romanos, na Idade  Média, no Renascimento, durante a Revolução Industrial, durante a Primeira Grande Guerra, as epidemias, durante a Segunda Grande Guerra, na Guerra Fria, nas calamidades etc.
• Sempre valorizou as Artes, todas as técnicas, como o cinema, a fotografia, a televisão e a multimídia. Como pode uma Igreja que teve em seu corpo vários religiosos e leigos cientistas, um grande exemplo está no desenvolvimento da agricultura, horticultura, pecuária... Também na busca por medicamentos, para a segurança de pessoas que tratam de doentes, nas ações denominadas humanitárias, seja por causa de guerra, chuva, seca, terremoto, furacões, entre tantas ações. A Igreja que Sofre (AIS) é um bom exemplo, bem como os jesuítas e suas ações.
• Nessas matérias essas ações serão descritas e citaremos religiosos e leigos ligados à Igreja de Jesus Cristo que trabalharam para evangelizar, mas também para o desenvolvimento das ciências, das pesquisas. É essa Igreja que fundou a primeira Universidade do mundo e em seu interior muita pesquisa e consequentemente muitas descobertas. Até a próxima matéria!
Voltar para o conteúdo